24 de setembro de 2009

As mentiras que as pessoas contam

Você já sentiu em algum momento da vida que deveria estar sendo feliz, apesar de não estar? Que deveria estar sentindo-se esplêndida, quando na verdade está morrendo de medo? Eu já. E por isso o título do post.

Uma das grandes mentiras diz respeito à vida de recém-casada. Todo mundo diz que o primeiro ano é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. Desculpem, eu achei t-e-r-r-í-v-e-l. Lá estava eu, uma moçoila recém saída da barra da saia da mamãe, numa casa estranha, com um homem dormindo ao meu lado e subitamente tendo que cuidar dos dois. Pânico.
No meu caso, ajudou o fato de estar numa cidade nova e sem um tostão no bolso, no maior esquema "alugamos um filme? Vamos anotar no excel, para não corrermos o risco de não terminarmos o mês". Foi difícil, muito difícil. E bate a culpa, já que eu estava chorando quando deveria estar trep... ops, copulando como uma coelha.
Daí eis que passa. Eis que o segundo ano é bem melhor e no terceiro, daí sim, começa a lua-de-mel.

E daí você tem filhos. A gravidez é a plenitude. O parto, definitivamente o momento mais emocionante da vida. E daí vem a vida real. "Chegamos em casa... e agora?". E agora? Agora você está com seus hormônios dançando frevo, tendo crises convulsivas de choro, com dor dos pontos e sentindo-se um bagaço com a falta de sono. Com medo da responsabilidade, da vida que mudou completamente, com medo. Daí vem alguém e diz: "não é tudo?" e você, para não ser desnaturada responde "ha-hãn". E vai chorar, afinal, você deve ser a única mãe do mundo que não está sentindo-se imediatamente plena. Mentira. Todo mundo sente-se assim. Passa, passa sim... Você amadurece, sente-se mais segura. O bebezinho começa a entender melhor o mundo e logo, daí sim, a maternidade transforma-se na maior benção que uma vida pode ter (obrigada Li, prima querida, por ter me dito isso no início... você tinha toda razão).

Não seria melhor se os conselhos fossem realistas?

2 comentários:

Anonymous disse...

Desculpe-me, mas toda vida você sentirá isso... e cada momento terá uma desculpa: a primeira é que o começo de casada é difícil... segunda nasce o filho..., terceira divergência de opinião paiXmãe... quarta próximo filho e assim vai, a vida não é um conto de fadas, é dureza. e isso amiga chama-se infelicidade!!!

Mone disse...

Oiiii....Sabe que eu me identifico muito com vc.
De vez em quando quando tenho tempo venho ler suas palavras por aqui....morro de rir com seu anti-gauchesco comentarios...que concondo plenamente!!!haha
Eu tambem tenho um bebe que esta fazendo 2 meses e tres semanas nesta proxima terca feira, e tambem qdo casei achei que iria morrer de tanta tristeza(Vim morar nos EU)Dificil pra xuxu, mas agora acho que estou curtindo ate a distancia da familia ai no Brazil(se eh que me entende).
Um grande abraco e muita sorte para vcs tres.

Simone Muller